MEDITAÇÃO – MENSAGENS – ANO BÍBLICO

– Meditação Matinal de EGW (Português).:

O Arco-íris ao Redor do Trono

“Eis armado tio Céu um trono, o no trono Alguém sentado, e Esse que Se acha assentado é semelhante no aspecto a pedra de jaspe e de sardônio, o ao redor do trono há em arco-íris semelhante no aspecto a esmeralda”. Apoc. 4:2 e 3.
Assim como o arco nas nuvens é formado pela união da luz solar e da chuva, assim a arco-íris que circunda o trono representa o poder conjunto da misericórdia e justiça. Não é só a justiça que deve ser mantida; pois isto obliteraria a glória do arco-íris da promessa sobre o trono; os homens poderiam ver somente a penalidade da lei. Se não houvesse justiça nem punição, não haveria estabilidade para o governo de Deus. É a mescla de juízo e misericórdia que torna completa a salvação. …
A misericórdia nos convida a entrar pelas portas na cidade de Deus, e a justiça se compraz em conceder a toda alma obediente amplos privilégios como membro da família real, filho do Rei celestial. Se fossemos defeituosos no caráter, não poderíamos passar pelas portas que a misericórdia abriu para os obedientes; pois a justiça permanece junto à entrada, e exige santidade de todos os que desejam ver a Deus.
Caso se extinguisse a justiça e fosse possível que a misericórdia divina abrisse as portas para toda a raça humana, sem levar em conta o caráter, haveria pior condição de descontentamento e rebelião no Céu do que antes da expulsão de Satanás. Seriam quebradas a paz, a felicidade e a harmonia do Céu. A mudança da Terra para o Céu não alterará o caráter dos homens; a felicidade dos remidos no Céu resulta do caráter formado nesta vida segundo a imagem de Cristo. Os santos no Céu primeiro terão sido santos na Terra.
A salvação que Cristo fez tanto sacrifico em adquirir para o homem é a única coisa que tem valor; pois é o que salva do pecado. … Destarte, a lei de Deus não é enfraquecida pelo evangelho, mas é rompido o poder do pecado, e o cetro da misericórdia é estendido ao pecador arrependido.
No arco-íris acima do trono há um perene testemunho de que “Deus amou ao mundo de tal maneira” que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. …
Deus jamais Se esquecerá de Seu povo em sua luta contra o mal. Que Jesus seja o nosso tema. – RH, 13-12-1892.
Ano Bíblico: Atos 24-26. Juvenis: Atos 6.

Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/?l=100&p=324

– Meditação Matinal de EGW (Espanhol).:

EL TRONO CIRCUNDADO POR UN ARCO IRIS

He aquí, un trono establecido en el cielo, y en el trono, uno sentado. Y el aspecto del que estaba sentado era semejante a piedra de jaspe y de cornalina; y había alrededor del trono un arco iris, semejante en aspecto a la esmeralda. (Apoc. 4: 2, 3).
Tal como el arco iris se forma en las nubes por la unión de los rayos del sol y las gotas de lluvia, el arco iris que rodea el trono representa el poder combinado de la misericordia y la justicia. No sólo hay que afirmar la justicia, porque eclipsaría la gloria del arco iris de la promesa que está sobre el trono; los hombres sólo verían la condenación de la ley. Si no hubiera justicia ni sanción, el gobierno de Dios carecería de estabilidad. La unión de la justicia y la misericordia perfecciona la salvación. . .
La misericordia nos invita a entrar en la ciudad de Dios a través de sus puertas, y la justicia se complace en otorgar a toda alma obediente los privilegios plenos que le corresponden como miembro de la familia real e hijo del Rey del cielo. Si tuviéramos defectos de carácter, no podríamos franquear las puertas que la misericordia ha abierto para los obedientes; porque la justicia está en pie junto a la entrada y requiere santidad de todos los que quieran ver a Dios.
Si la justicia hubiera desaparecido y fuese posible que la misericordia divina abriese sus puertas a toda la humanidad sin tomar en cuenta su carácter, habría en el cielo una situación de desafecto y rebelión peor que la que se produjo cuando Satanás fue expulsado. Se romperían la paz, la felicidad y la armonía del cielo. El traslado de la tierra al cielo no cambiará el carácter de los hombres. La felicidad de los redimidos en el cielo será el resultado del carácter semejante al de Cristo que hayan formado en esta vida. Los santos del cielo habrán comenzado por ser santos en la tierra. . .
El arco iris sobre el trono es el testimonio eterno de que “de tal manera amó Dios al mundo, que ha dado a su Hijo unigénito, para que todo aquel que en él cree, no se pierda, mas tenga vida eterna” (Juan 3: 16). . . Dios nunca abandonará a su pueblo en su lucha contra el pecado. Jesús sea nuestro tema. *

Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/?l=101&p=324

– Meditação Matinal de EGW (Inglês).:

November 14 – The Bow-Circled Throne

Behold, a throne was set in heaven, and one sat on the throne. And he that sat was to look upon like a jasper and a sardine stone: and there was a rainbow round about the throne, in sight like unto an emerald. Rev. 4:2, 3.
In the rainbow above the throne is an everlasting testimony that “God so loved the world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth in him should not perish, but have everlasting life.” . . . {Mar 326.1}
As the bow in the cloud is formed by the union of the sunlight and the shower, so the rainbow encircling the throne represents the combined power of mercy and justice. It is not justice alone that is to be maintained; for this would eclipse the glory of the rainbow of promise above the throne; men could see only the penalty of the law. Were there no justice, no penalty, there would be no stability to the government of God. It is the mingling of judgment and mercy that makes salvation complete. . . . {Mar 326.2}
Mercy invites us to enter through the gates into the city of God, and justice is satisfied to accord to every obedient soul full privileges as a member of the royal family, a child of the heavenly King. If we were defective in character, we could not pass the gates that mercy has opened to the obedient; for justice stands at the entrance, and demands holiness in all who would see God. {Mar 326.3}
Were justice extinct, and were it possible for divine mercy to open the gates to the whole race, irrespective of character, there would be a worse condition of disaffection and rebellion in heaven than before Satan was expelled. The peace, happiness, and harmony of heaven would be broken. The change from earth to heaven will not change men”s character; the happiness of the redeemed in heaven results from the character formed in this life after the image of Christ. The saints in heaven will first have been saints on earth. {Mar 326.4}
The salvation that Christ made such a sacrifice to gain for man is that which is alone of value; for it is that which saves from sin. . . . Thus the law of God is not weakened by the gospel, but the power of sin is broken, and the sceptre of mercy is extended to the penitent sinner. . . . God will never forget His people in their struggle against evil. Let Jesus be our theme. {Mar 326.5}

Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/?l=129&p=324

Na graça de nosso Senhor Jesus,

Daniel Gavin
Diretor Geral – Ellen White Books
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– Mensagens para Evangelistas.:

Deus pode servir-Se de cada pessoa na proporção exata em que Lhe é possível pôr o Seu Espírito no templo da alma. A obra que aceita, é aquela que Lhe reflete a imagem. Seus seguidores devem apresentar, como credenciais perante o mundo, as indeléveis características de Seus princípios imortais. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 146.

Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/?l=25&p=146

– Mensagens para Jovens.:

Um dos maiores auxílios no aperfeiçoar caráter puro e nobre nos jovens, fortalecendo-os para dominar o apetite e refrear-se contra os excessos degradantes, é a boa saúde física. E, por outro lado, esses mesmos hábitos de domínio próprio são essenciais à manutenção da saúde. Mensagens aos Jovens, pág. 233.

Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/?l=6&p=233

– Mensagens para Namorados.:

Estudai cuidadosamente para ver se vossa vida matrimonial há de ser feliz, ou desarmoniosa e infeliz. Fazei surgir as perguntas: Ajudar-me-á esta união na escalada para o Céu? Aumentará meu amor a Deus? E aumentará minha esfera de utilidade nesta vida? Se estas reflexões não apresentarem nada em contrário, então prossegui, no temor de Deus. Mas mesmo se assumistes compromisso, sem conhecerdes plenamente o caráter da pessoa com quem vos pretendeis unir, não penseis que o compromisso torne uma positiva necessidade fazerdes o voto de casamento, e vos ligardes por toda a vida a uma pessoa que não podeis amar nem respeitar. Sede muito cuidadosos em como fazeis compromissos condicionais; mas melhor, muito melhor, é quebrardes o compromisso antes do casamento do que vos separardes depois, como muitos fazem. Fundamentos da Educação Cristã, págs. 104 e 105.

Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/?l=35&p=104

– Mensagens para Pais.:

É essencial que os pais procurem ocupação útil para as crianças, o que importa em assumir responsabilidades em harmonia com a idade e as forças. Convém dar-se às crianças alguma coisa a fazer que, não somente as mantenha ocupadas, mas as interesse também. O cérebro e mãos ativos precisam estar empregados desde os mais tenros anos. Caso os pais negligenciem encaminhar as energias dos filhos para direção útil, causam-lhes grande prejuízo; pois Satanás estará pronto a encontrar algo para elas fazerem. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 146.

Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/?l=37&p=146

– Mensagens sobre Escola Sabatina.:

Que todos contemplem a Jesus e O imitem. Que todo obreiro exercite o máximo possível suas faculdades para trabalhar em harmonia com o plano de Deus. Aprenda ele na escola de Cristo, para poder ser sábio em instruir a outros. Os que, na Escola Sabatina, estão entregues ao cuidado do professor, necessitam da sabedoria e experiência que Deus pode dar ao seguidor de Cristo. Aprenda o professor a mansidão e humildade de coração reveladas em Cristo, a fim de ser um verdadeiro mestre e conquistar seus alunos para Cristo, para que eles, por sua vez, se tornem fiéis missionários na grande seara. Testimonies on Sabbath School Work, págs. 76 e 77 e Conselhos Sobre a Escola Sabatina, pág. 106.

Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/?l=15&p=106

– Mensagens sobre Saúde.:

As crianças devem aprender que têm de comer para viver, e não viver para comer. Esses hábitos devem começar a ser implantados já na criancinha. Ela só deve tomar alimentos a intervalos regulares, e menos freqüentemente, à medida que vai tendo mais idade. Não convém dar-lhe doces, ou comidas dos adultos, que é incapaz de digerir. O cuidado e a regularidade na alimentação dos pequeninos, não somente promove a saúde, tendendo assim a torná-los sossegados e mansos, mas lançará o fundamento para os hábitos que lhes serão uma bênção nos anos posteriores. e Conselhos Sobre o Regime Alimentar, págs. 229 e 230.

Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/?l=17&p=229

Na graça de nosso Senhor Jesus,

Daniel Gavin
Diretor Geral – Ellen White Books
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– Ano Bíblico (Português).:

Livro de Atos

Capítulo 24

1 – Cinco dias depois o sumo sacerdote Ananias desceu com alguns anciãos e um certo Tertulo, orador, os quais fizeram, perante o governador, queixa contra Paulo.
2 – Sendo este chamado, Tertulo começou a acusá-lo, dizendo:
3 – Visto que por ti gozamos de muita paz e por tua providência são continuamente feitas reformas nesta nação, em tudo e em todo lugar reconhecemo-lo com toda a gratidão, ó excelentíssimo Félix.
4 – Mas, para que não te detenha muito rogo-te que, conforme a tua eqüidade, nos ouças por um momento.
5 – Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo, e chefe da seita dos nazarenos;
6 – o qual tentou profanar o templo; e nós o prendemos, e conforme a nossa lei o quisemos julgar.
7 – Mas sobrevindo o comandante Lísias no-lo tirou dentre as mãos com grande violência,
8 – mandando aos acusadores que viessem a ti; e dele tu mesmo, examinando-o, poderás certificar-te de tudo aquilo de que o acusamos.
9 – Os judeus também concordam na acusação, afirmando que estas coisas eram assim.
10 – Paulo, tendo-lhe o governador feito sinal que falasse, respondeu: Porquanto sei que há muitos anos és juiz sobre esta nação, com bom ânimo faço a minha defesa,
11 – pois bem podes verificar que não há mais de doze dias subi a Jerusalém para adorar,
12 – e que não me acharam no templo discutindo com alguém nem amotinando o povo, quer nas sinagogas quer na cidade.
13 – Nem te podem provar as coisas de que agora me acusam.
14 – Mas confesso-te isto: que, seguindo o caminho a que eles chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.
15 – Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição tanto dos justos como dos injustos.
16 – Por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensas diante de Deus e dos homens.
17 – Vários anos depois vim trazer à minha nação esmolas e ofertas.
18 – Ocupado nestas coisas, me acharam já santificado no templo não em ajuntamento, nem com tumulto, alguns judeus da Ásia,
19 – os quais deviam comparecer diante de ti e acusar-me se tivessem alguma coisa contra mim;
20 – ou estes mesmos digam que iniquidade acharam, quando compareci perante o sinédrio,
21 – a não ser acerca desta única palavra que, estando no meio deles, bradei: Por causa da ressurreição dos mortos é que hoje estou sendo julgado por vós.
22 – Félix, porém, que era bem informado a respeito do Caminho, adiou a questão, dizendo: Quando o comandante Lísias tiver descido, então tomarei inteiro conhecimento da vossa causa.
23 – E ordenou ao centurião que Paulo ficasse detido, mas fosse tratado com brandura e que a nenhum dos seus proibisse servi-lo.
24 – Alguns dias depois, vindo Félix com sua mulher Drusila, que era judia, mandou chamar a Paulo, e ouviu-o acerca da fé em Cristo Jesus.
25 – E discorrendo ele sobre a justiça, o domínio próprio e o juízo vindouro, Félix ficou atemorizado e respondeu: Por ora vai-te, e quando tiver ocasião favorável, eu te chamarei.
26 – Esperava ao mesmo tempo que Paulo lhe desse dinheiro, pelo que o mandava chamar mais freqüentemente e conversava com ele.
27 – Mas passados dois anos, teve Félix por sucessor a Pórcio Festo; e querendo Félix agradar aos judeus, deixou a Paulo preso.

Capítulo 25

1 – Tendo, pois, entrado Festo na província, depois de três dias subiu de Cesaréia a Jerusalém.
2 – E os principais sacerdotes e os mais eminentes judeus fizeram-lhe queixa contra Paulo e, em detrimento deste,
3 – lhe rogavam o favor de o mandar a Jerusalém, armando ciladas para o matarem no caminho.
4 – Mas Festo respondeu que Paulo estava detido em Cesaréia, e que ele mesmo brevemente partiria para lá.
5 – Portanto, disse ele às autoridades dentre vós desçam comigo e, se há nesse homem algum crime, acusem-no.
6 – Tendo-se demorado entre eles não mais de oito ou dez dias, desceu a Cesaréia; e no dia seguinte, sentando-se no tribunal, mandou trazer Paulo.
7 – Tendo ele comparecido, rodearam-no os judeus que haviam descido de Jerusalém, trazendo contra ele muitas e graves acusações, que não podiam provar.
8 – Paulo, porém, respondeu em sua defesa: Nem contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César, tenho pecado em coisa alguma.
9 – Todavia Festo, querendo agradar aos judeus, respondendo a Paulo, disse: Queres subir a Jerusalém e ali ser julgado perante mim acerca destas coisas?
10 – Mas Paulo disse: Estou perante o tribunal de César, onde devo ser julgado; nenhum mal fiz aos judeus, como muito bem sabes.
11 – Se, pois, sou malfeitor e tenho cometido alguma coisa digna de morte, não recuso morrer; mas se nada há daquilo de que estes me acusam, ninguém me pode entregar a eles; apelo para César.
12 – Então Festo, tendo falado com o conselho, respondeu: Apelaste para César; para César irás.
13 – Passados alguns dias, o rei Agripa e Berenice vieram a Cesaréia em visita de saudação a Festo.
14 – E, como se demorassem ali muitos dias, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: Há aqui certo homem que foi deixado preso por Félix,
15 – a respeito do qual, quando estive em Jerusalém, os principais sacerdotes e os anciãos dos judeus me fizeram queixas, pedindo sentença contra ele;
16 – aos quais respondi que não é costume dos romanos condenar homem algum sem que o acusado tenha presentes os seus acusadores e possa defender-se da acusação.
17 – Quando então eles se haviam reunido aqui, sem me demorar, no dia seguinte sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem;
18 – contra o qual os acusadores, levantando-se, não apresentaram acusação alguma das coisas perversas que eu suspeitava;
19 – tinham, porém, contra ele algumas questões acerca da sua religião e de um tal Jesus defunto, que Paulo afirmava estar vivo.
20 – E, estando eu perplexo quanto ao modo de investigar estas coisas, perguntei se não queria ir a Jerusalém e ali ser julgado no tocante às mesmas.
21 – Mas apelando Paulo para que fosse reservado ao julgamento do imperador, mandei que fosse detido até que o enviasse a César.
22 – Então Agripa disse a Festo: Eu bem quisera ouvir esse homem. Respondeu-lhe ele: Amanhã o ouvirás.
23 – No dia seguinte vindo Agripa e Berenice, com muito aparato, entraram no auditório com os chefes militares e homens principais da cidade; então, por ordem de Festo, Paulo foi trazido.
24 – Disse Festo: Rei Agripa e vós todos que estais presentes conosco, vedes este homem por causa de quem toda a multidão dos judeus, tanto em Jerusalém como aqui, recorreu a mim, clamando que não convinha que ele vivesse mais.
25 – Eu, porém, achei que ele não havia praticado coisa alguma digna de morte; mas havendo ele apelado para o imperador, resolvi remeter-lho.
26 – Do qual não tenho coisa certa que escreva a meu senhor, e por isso perante vós o trouxe, principalmente perante ti, ó rei Agripa, para que, depois de feito o interrogatório, tenha eu alguma coisa que escrever.
27 – Porque não me parece razoável enviar um preso, e não notificar as acusações que há contra ele.

Capítulo 26

1 – Depois Agripa disse a Paulo: É-te permitido fazer a tua defesa. Então Paulo, estendendo a mão, começou a sua defesa:
2 – Sinto-me feliz, ó rei Agripa, em poder defender-me hoje perante ti de todas as coisas de que sou acusado pelos judeus;
3 – mormente porque és versado em todos os costumes e questões que há entre os judeus; pelo que te rogo que me ouças com paciência.
4 – A minha vida, pois, desde a mocidade, o que tem sido sempre entre o meu povo e em Jerusalém, sabem-na todos os judeus,
5 – pois me conhecem desde o princípio e, se quiserem, podem dar testemunho de que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu.
6 – E agora estou aqui para ser julgado por causa da esperança da promessa feita por Deus a nossos pais,
7 – a qual as nossas doze tribos, servindo a Deus fervorosamente noite e dia, esperam alcançar; é por causa desta esperança, ó rei, que eu sou acusado pelos judeus.
8 – Por que é que se julga entre vós incrível que Deus ressuscite os mortos?
9 – Eu, na verdade, cuidara que devia praticar muitas coisas contra o nome de Jesus, o nazareno;
10 – o que, com efeito, fiz em Jerusalém. Pois havendo recebido autoridade dos principais dos sacerdotes, não somente encerrei muitos dos santos em prisões, como também dei o meu voto contra eles quando os matavam.
11 – E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, obrigava-os a blasfemar; e enfurecido cada vez mais contra eles, perseguia-os até nas cidades estrangeiras.
12 – Indo com este encargo a Damasco, munido de poder e comissão dos principais sacerdotes,
13 – ao meio-dia, ó rei vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, resplandecendo em torno de mim e dos que iam comigo.
14 – E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me dizia em língua hebráica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões.
15 – Disse eu: Quem és, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;
16 – mas levanta-te e põe-te em pé; pois para isto te apareci, para te fazer ministro e testemunha tanto das coisas em que me tens visto como daquelas em que te hei de aparecer;
17 – livrando-te deste povo e dos gentios, aos quais te envio,
18 – para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim.
19 – Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial,
20 – antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco, e depois em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia e também aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento.
21 – Por causa disto os judeus me prenderam no templo e procuravam matar-me.
22 – Tendo, pois, alcançado socorro da parte de Deus, ainda até o dia de hoje permaneço, dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada senão o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer;
23 – isto é, como o Cristo devia padecer, e como seria ele o primeiro que, pela ressurreição dos mortos, devia anunciar a luz a este povo e também aos gentios.
24 – Fazendo ele deste modo a sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar.
25 – Mas Paulo disse: Não deliro, ó excelentíssimo Festo, antes digo palavras de verdade e de perfeito juízo.
26 – Porque o rei, diante de quem falo com liberdade, sabe destas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto.
27 – Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Sei que crês.
28 – Disse Agripa a Paulo: Por pouco me persuades a fazer-me cristão.
29 – Respondeu Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me ouvem, se tornassem tais qual eu sou, menos estas cadeias.
30 – E levantou-se o rei, e o governador, e Berenice, e os que com eles estavam sentados,
31 – e retirando-se falavam uns com os outros, dizendo: Este homem não fez nada digno de morte ou prisão.
32 – Então Agripa disse a Festo: Este homem bem podia ser solto, se não tivesse apelado para César.

– Pergunta sobre o Ano Bíblico.:

Como se chamava a esposa do rei Agripa?
Resposta: Berenice (Atos 25:13,23)

– Curiosidades Bíblicas.:

Quem morreu de dor de cabeça?
Resposta: O filho da mulher de Suném. II Reis 4:17,18,19,20.

Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/biblia.asp?lista=1&livro=12&capitulo=4

– Versos Bíblicos.:

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; Salmos 1:1

Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/biblia.asp?lista=1&livro=19&capitulo=1&verso=1

– Ano Bíblico (Espanhol).:

Libro de Atos

Capítulo 24

1 – Cinco Días después, Descendió el sumo sacerdote Ananías con algunos de los ancianos y un orador, un cierto Tértulo. Ellos comparecieron delante del procurador contra Pablo.
2 – Y al ser llamado éste, Tértulo Comenzó a acusarle diciendo: –Puesto que gozamos de mucha paz, gracias a ti, y se Están realizando reformas en beneficio de esta Nación debido a tu prudencia,
3 – oh Excelentísimo Félix, siempre y en todo lugar lo aceptamos con toda gratitud.
4 – Pero para no molestarte Más largamente, te ruego que nos escuches brevemente, conforme a tu equidad.
5 – Porque hemos hallado que este hombre es una plaga, y es promotor de sediciones entre los Judíos de todo el mundo y cabecilla de la secta de los nazarenos.
6 – Intentó también profanar el templo, pero le prendimos. Nosotros quisimos juzgarle conforme a nuestra ley.
7 – Pero intervino el tribuno Lisias y con gran violencia le Quitó de nuestras manos,
8 – mandando a sus acusadores que se presenten delante de ti. Al examinarle, Tú mismo Podrás saber todas estas cosas de las que le acusamos.
9 – También los Judíos lo confirmaban, alegando que estas cosas eran Así.
10 – Entonces, cuando el procurador le dio señal para hablar, Pablo Contestó: –Sabiendo que por muchos años has sido juez de esta Nación, con confianza expondré mi defensa.
11 – Tú puedes cerciorarte de que no hace Más de doce Días que Subí a Jerusalén para adorar.
12 – No me hallaron disputando con nadie en el templo, ni provocando tumultos del pueblo, ni en las sinagogas ni en la ciudad.
13 – Tampoco pueden ellos comprobarte las cosas de las que ahora me acusan.
14 – Sin embargo, te confieso esto: que sirvo al Dios de mis padres conforme al Camino que ellos llaman secta, creyendo todo lo que Está escrito en la Ley y en los Profetas.
15 – Tengo esperanza en Dios, la cual ellos mismos también abrigan, de que ha de haber Resurrección de los justos y de los injustos.
16 – Y por esto yo me esfuerzo siempre por tener una conciencia sin remordimiento delante de Dios y los hombres.
17 – Pasados muchos años, vine para presentar donativos y ofrendas a mi Nación.
18 – Mientras Hacía esto, unos Judíos de Asia me hallaron purificado en el templo (no en tumulto ni con alboroto).
19 – Ellos Deberían comparecer delante de ti y traer acusaciones, si es que tienen algo contra Mí.
20 – O que digan éstos mismos qué delito hallaron cuando Comparecí ante el Sanedrín,
21 – salvo que cuando estuve entre ellos lancé este grito: “¡Con respecto a la Resurrección de los muertos yo soy juzgado hoy por vosotros!”
22 – Entonces Félix, estando bien informado acerca de este Camino, les Aplazó diciendo: –Cuando venga el tribuno Lisias, examinaré vuestro caso.
23 – Dio órdenes al Centurión de que Pablo fuese custodiado, pero que tuviera algunos privilegios y que no se impidiese a ninguno de los suyos atenderle.
24 – Algunos Días después, vino Félix con Drusila su esposa, que era Judía. Mandó traer a Pablo, y le Oyó acerca de la fe en Cristo Jesús.
25 – Cuando Pablo disertaba de la justicia, del dominio propio y del juicio venidero, Félix se Llenó de miedo y Respondió: –Por ahora, vete; pero cuando tenga oportunidad, te llamaré.
26 – A la vez, Félix esperaba también que se le diera Algún dinero de parte de Pablo. Por eso le Hacía venir con frecuencia y hablaba con él.
27 – Pero al cabo de dos años, Félix Recibió como sucesor a Porcio Festo, y queriéndose congraciar con los Judíos, Félix Dejó preso a Pablo.

Capítulo 25

1 – Tres Días después de haber asumido el mando de la provincia, Festo Subió de Cesarea a Jerusalén.
2 – Entonces los principales sacerdotes y los dirigentes de los Judíos se presentaron ante él contra Pablo, y le rogaban
3 – pidiendo contra él, el favor de que le hiciese traer a Jerusalén. Mientras tanto, ellos preparaban una emboscada para asesinarle en el camino.
4 – Pero Festo Respondió que Pablo estaba custodiado en Cesarea, y que en breve él mismo Partiría para Allá.
5 – Dijo: –Los que puedan de entre vosotros desciendan conmigo; y si hay alguna falta en este hombre, Acúsenle.
6 – Después de detenerse entre ellos no Más de ocho o diez Días, Descendió a Cesarea; y al Día siguiente, se Sentó en el tribunal y Mandó que Pablo fuese Traído.
7 – Cuando Llegó, le rodearon los Judíos que Habían descendido de Jerusalén, haciendo muchas y graves acusaciones contra él, las cuales no Podían probar;
8 – mientras que Pablo Decía en su defensa: –En nada he pecado, ni contra la ley de los Judíos, ni contra el pueblo, ni contra el César.
9 – Pero Festo, queriendo congraciarse con los Judíos, Respondió a Pablo y dijo: –¿Quieres subir a Jerusalén para ser juzgado Allí delante de Mí acerca de estas cosas?
10 – Pablo Respondió: –Ante el tribunal del César estoy, donde me corresponde ser juzgado. A los Judíos no he hecho ninguna injusticia, como Tú muy bien lo sabes.
11 – Si estoy haciendo alguna injusticia o si he hecho alguna cosa digna de muerte, no Rehúso morir; pero si no hay nada de cierto en las cosas de las que éstos me acusan, nadie puede entregarme a ellos. Yo apelo al César.
12 – Entonces Festo, habiendo consultado con el consejo, Respondió: –Al César has apelado. ¡Al César Irás!
13 – Pasados algunos Días, el rey Agripa y Berenice fueron a Cesarea para saludar a Festo.
14 – Como pasaban Allí muchos Días, Festo Presentó al rey el caso de Pablo, diciendo: –Hay cierto hombre que ha sido dejado preso por Félix,
15 – con respecto a quien se me presentaron los principales sacerdotes y los ancianos de los Judíos cuando Subí a Jerusalén, pidiendo sentencia contra él.
16 – A ellos les Respondí que no es costumbre de los romanos entregar a Ningún hombre antes que el acusado tenga presentes a sus acusadores y tenga oportunidad de hacer su defensa contra la Acusación.
17 – Así que, habiendo venido ellos juntos Acá, sin ninguna demora, al Día siguiente, me senté en el tribunal y mandé traer al hombre.
18 – Pero cuando se presentaron los acusadores, no trajeron ninguna Acusación con respecto a él, de los Crímenes que yo sospechaba.
19 – Solamente Tenían contra él ciertas cuestiones acerca de su propia Religión y de un cierto Jesús, ya fallecido, de quien Pablo afirmaba que Está vivo.
20 – Yo, vacilante con semejante caso, le preguntaba si Quería ir a Jerusalén y ser juzgado por estas cosas Allí.
21 – Pero como Pablo Apeló a quedar bajo custodia para la Decisión de Augusto, mandé que le guardasen hasta que yo le enviara al César.
22 – Entonces Agripa dijo a Festo: –Yo también quisiera Oír al hombre. Y él dijo: –Mañana le Oirás.
23 – Así que al Día siguiente vinieron Agripa y Berenice con mucha pompa, y después que entraron en la sala de audiencias con los tribunos y los principales de la ciudad, fue Traído Pablo por mandato de Festo.
24 – Entonces Festo dijo: –Rey Agripa, y todos los hombres Aquí presentes con nosotros: Mirad a este hombre, respecto del cual toda la multitud de los Judíos ha recurrido a Mí, tanto en Jerusalén como Aquí, clamando a gritos que él no debe vivir Más.
25 – Pero yo hallé que él no Había hecho ninguna cosa digna de muerte, y habiendo apelado él mismo a Augusto, he determinado enviarle.
26 – Pero no tengo nada de cierto que escribir a mi señor acerca de él. Por esto le he Traído ante vosotros, y especialmente ante ti, oh rey Agripa, para que después de examinarle, yo tenga algo que escribir.
27 – Porque me parece cosa no razonable enviar un preso sin indicar también las acusaciones contra él.

Capítulo 26

1 – Luego Agripa dijo a Pablo: –Se te permite hablar por ti mismo. Entonces Pablo Extendió la mano y Comenzó su defensa:
2 – –Me tengo por dichoso que haya de exponer hoy mi defensa delante de ti, oh rey Agripa, acerca de todas las cosas de las que soy acusado por los Judíos;
3 – mayormente por ser Tú conocedor de todas las costumbres y cuestiones de los Judíos. Por lo tanto, te ruego que me escuches con paciencia.
4 – Mi manera de vivir, desde mi juventud, la cual pasé desde el comienzo entre los de mi Nación en Jerusalén, la conocen todos los Judíos.
5 – Ellos me conocen desde antes, si quisieran testificarlo, que conforme a la Más rigurosa secta de nuestra Religión Viví como fariseo.
6 – Y ahora soy sometido a juicio por la esperanza de la promesa que Dios hizo a nuestros padres,
7 – promesa que esperan alcanzar nuestras doce tribus sirviendo constantemente Día y noche. ¡Por la misma esperanza soy acusado por los Judíos, oh rey!
8 – ¿Por qué se juzga Increíble entre vosotros que Dios resucite a los muertos?
9 – Pues yo, a la verdad, Había pensado que Debía hacer muchas cosas contra el nombre de Jesús de Nazaret;
10 – y esto hice en Jerusalén. Habiendo recibido Autorización de los principales sacerdotes, yo encerré en Cárceles a muchos de los santos; y cuando les mataban, yo di mi voto contra ellos.
11 – Muchas veces, Castigándoles en todas las sinagogas, procuraba obligarles a blasfemar; y enfurecido en extremo contra ellos, los Perseguía hasta en las ciudades extranjeras.
12 – En esto estaba ocupado cuando iba a Damasco con Autorización y Comisión de los principales sacerdotes.
13 – En el camino a Mediodía, oh rey, vi que desde el cielo una luz, Más resplandeciente que el sol, Alumbró alrededor de Mí y de los que viajaban conmigo.
14 – Habiendo Caído todos nosotros a tierra, Oí una voz que me Decía en lengua hebrea: “Saulo, Saulo, ¿por qué me persigues? ¡Dura cosa te es dar coces contra el Aguijón!”
15 – Entonces yo dije: “¿Quién eres, Señor?” Y el Señor dijo: “Yo soy Jesús, a quien Tú persigues.
16 – Pero Levántate y ponte sobre tus pies, porque te he aparecido para esto: para constituirte en ministro y testigo de las cosas que has visto de Mí y de aquellas en que apareceré a ti.
17 – Yo te libraré del pueblo y de los gentiles, a los cuales ahora yo te Envío
18 – para abrir sus ojos, para que se conviertan de las tinieblas a la luz y del poder de Satanás a Dios, para que reciban Perdón de pecados y una herencia entre los santificados por la fe en Mí.”
19 – Por lo cual, oh rey Agripa, no fui desobediente a la Visión celestial.
20 – Más bien, primeramente a los que estaban en Damasco, y en Jerusalén y por toda la tierra de Judea, y a los gentiles, les he proclamado que se arrepientan y se conviertan a Dios, haciendo obras dignas de arrepentimiento.
21 – A causa de esto, los Judíos me prendieron en el templo e intentaron matarme.
22 – Pero habiendo obtenido auxilio de Dios, me he mantenido firme hasta el Día de hoy, dando testimonio a pequeños y a grandes, sin decir nada ajeno a las cosas que los profetas y Moisés dijeron que Habían de suceder:
23 – que el Cristo Había de padecer, y que por ser el primero de la Resurrección de los muertos, Había de anunciar luz al pueblo y a los gentiles.
24 – Mientras él Decía estas cosas en su defensa, Festo le dijo a gran voz: –¡Estás loco, Pablo! ¡Las muchas letras te vuelven loco!
25 – Pero Pablo dijo: –No estoy loco, oh Excelentísimo Festo, sino que hablo palabras de verdad y de cordura.
26 – Pues el rey, delante de quien también hablo confiadamente, entiende de estas cosas. Porque estoy convencido de que nada de esto le es oculto, pues esto no ha ocurrido en Algún Rincón.
27 – ¿Crees, oh rey Agripa, a los profetas? ¡Yo sé que crees!
28 – Entonces Agripa dijo a Pablo: –¡Por poco me persuades a ser cristiano!
29 – Y Pablo dijo: –¡Quisiera Dios que, por poco o por mucho, no solamente Tú sino también todos los que hoy me escuchan fueseis hechos como yo, salvo estas cadenas!
30 – Entonces se levantaron el rey, el procurador, Berenice y los que se Habían sentado con ellos.
31 – Y después de retirarse aparte, hablaban los unos con los otros diciendo: –Este hombre no hace ninguna cosa digna de muerte ni de Prisión.
32 – Y Agripa dijo a Festo: –Este hombre Podría ser puesto en libertad, si no hubiera apelado al César.

– Ano Bíblico (Inglês).:

Book of Atos

Chapter 24

1 – And after five days, the high priest, Ananias, came with certain of the rulers, and an expert talker, one Tertullus; and they made a statement to Felix against Paul.
2 – And when he had been sent for, Tertullus, starting his statement, said, Because by you we are living in peace, and through your wisdom wrongs are put right for this nation,
3 – In all things and in all places we are conscious of our great debt to you, most noble Felix.
4 – But, so that I may not make you tired, I make a request to you of your mercy, to give hearing to a short statement.
5 – For this man, in our opinion, is a cause of trouble, a maker of attacks on the government among Jews through all the empire, and a chief mover in the society of the Nazarenes:
6 – Who, in addition, was attempting to make the Temple unclean: whom we took,
7 – []
8 – And from whom you will be able, by questioning him yourself, to get knowledge of all the things which we say against him.
9 – And the Jews were in agreement with his statement, saying that these things were so.
10 – Then when the ruler had given him a sign to make his answer, Paul said, Because I have knowledge that you have been a judge over this nation for a number of years, I am glad to make my answer:
11 – Seeing that you are able to make certain of the fact that it is not more than twelve days from the time when I came up to Jerusalem for worship;
12 – And they have not seen me in argument with any man in the Temple, or working up the feelings of the people, in the Synagogues or in the town:
13 – And they are not able to give facts in support of the things which they say against me now.
14 – But this I will say openly to you, that I do give worship to the God of our fathers after that Way, which to them is not the true religion: but I have belief in all the things which are in the law and in the books of the prophets:
15 – Hoping in God for that which they themselves are looking for, that there will be a coming back from the dead for upright men and wrongdoers.
16 – And in this, I do my best at all times to have no reason for shame before God or men.
17 – Now after a number of years I came to give help and offerings to my nation:
18 – And having been made clean, I was in the Temple, but not with a great number of people, and not with noise: but there were certain Jews from Asia,
19 – And it would have been better if they had come here to make a statement, if they have anything against me.
20 – Or let these men here present say what wrongdoing was seen in me when I was before the Sanhedrin,
21 – But only this one thing which I said among them in a loud voice, I am this day being judged on the question of the coming back from the dead.
22 – But Felix, who had a more detailed knowledge of the Way, put them off, saying, When Lysias, the chief captain, comes down, I will give attention to your business.
23 – And he gave orders to the captain to keep Paul under his control, and to let him have everything he had need of; and not to keep his friends from coming to see him.
24 – But after some days, Felix came with Drusilla his wife, who was of the Jews by birth, and sent for Paul, and gave hearing to him about faith in Christ Jesus.
25 – And while he was talking about righteousness and self-control and the judging which was to come, Felix had great fear and said, Go away for the present, and when the right time comes I will send for you.
26 – For he was hoping that Paul would give him money: so he sent for him more frequently and had talk with him.
27 – But after two years Porcius Festus took the place of Felix, who, desiring to have the approval of the Jews, kept Paul in chains.

Chapter 25

1 – So Festus, having come into that part of the country which was under his rule, after three days went up to Jerusalem from Caesarea.
2 – And the chief priests and the chief men of the Jews made statements against Paul,
3 – Requesting Festus to give effect to their design against him, and send him to Jerusalem, when they would be waiting to put him to death on the way.
4 – But Festus, in answer, said that Paul was being kept in prison at Caesarea, and that in a short time he himself was going there.
5 – So, he said, let those who have authority among you go with me, and if there is any wrong in the man, let them make a statement against him.
6 – And when he had been with them not more than eight or ten days, he went down to Caesarea; and on the day after, he took his place on the judge´s seat, and sent for Paul.
7 – And when he came, the Jews who had come down from Jerusalem came round him, and made all sorts of serious statements against him, which were not supported by the facts.
8 – Then Paul, in his answer to them, said, I have done no wrong against the law of the Jews, or against the Temple, or against Caesar.
9 – But Festus, desiring to get the approval of the Jews, said to Paul, Will you go up to Jerusalem, and be judged before me there in connection with these things?
10 – And Paul said, I am before the seat of Caesar´s authority where it is right for me to be judged: I have done no wrong to the Jews, as you are well able to see.
11 – If, then, I am a wrongdoer and there is a cause of death in me, I am ready for death: if it is not as they say against me, no man may give me up to them. Let my cause come before Caesar.
12 – Then Festus, having had a discussion with the Jews, made answer, You have said, Let my cause come before Caesar; to Caesar you will go.
13 – Now when some days had gone by, King Agrippa and Bernice came to Caesarea and went to see Festus.
14 – And as they were there for some days, Festus gave them Paul´s story, saying, There is a certain man here who was put in prison by Felix:
15 – Against whom the chief priests and the rulers of the Jews made a statement when I was at Jerusalem, requesting me to give a decision against him.
16 – To whom I gave answer that it is not the Roman way to give a man up, till he has been face to face with those who are attacking him, and has had a chance to give an answer to the statements made against him.
17 – So, when they had come together here, straight away, on the day after, I took my place on the judge´s seat and sent for the man.
18 – But when they got up they said nothing about such crimes as I had in mind:
19 – But had certain questions against him in connection with their religion, and about one Jesus, now dead, who, Paul said, was living.
20 – And as I had not enough knowledge for the discussion of these things, I made the suggestion to him to go to Jerusalem and be judged there.
21 – But when Paul made a request that he might be judged by Caesar, I gave orders for him to be kept till I might send him to Caesar.
22 – And Agrippa said to Festus, I have a desire to give the man a hearing myself. Tomorrow, he said, you may give him a hearing.
23 – So on the day after, when Agrippa and Bernice in great glory had come into the public place of hearing, with the chief of the army and the chief men of the town, at the order of Festus, Paul was sent for.
24 – And Festus said, King Agrippa, and all those who are present here with us, you see this man, about whom all the Jews have made protests to me, at Jerusalem and in this place, saying that it is not right for him to be living any longer.
25 – But, in my opinion, there is no cause of death in him, and as he himself has made a request to be judged by Caesar, I have said that I would send him.
26 – But I have no certain account of him to send to Caesar. So I have sent for him to come before you, and specially before you, King Agrippa, so that after the business has been gone into, I may have something to put in writing.
27 – For it seems to me against reason to send a prisoner without making clear what there is against him.

Chapter 26

1 – And Agrippa said to Paul, You may put your cause before us. Then Paul, stretching out his hand, made his answer, saying:
2 – In my opinion I am happy, King Agrippa, to be able to give my answer before you today to all these things which the Jews say against me:
3 – The more so, because you are expert in all questions to do with the Jews and their ways: so I make my request to you to give me a hearing to the end.
4 – All the Jews have knowledge of my way of life from my early years, as it was from the start among my nation, and at Jerusalem;
5 – And they are able to say, if they would give witness, that I was living as a Pharisee, in that division of our religion which is most regular in the keeping of the law.
6 – And now I am here to be judged because of the hope given by God´s word to our fathers;
7 – For the effecting of which our twelve tribes have been working and waiting night and day with all their hearts. And in connection with this hope I am attacked by the Jews, O king!
8 – Why, in your opinion, is it outside belief for God to make the dead come to life again?
9 – For I, truly, was of the opinion that it was right for me to do a number of things against the name of Jesus of Nazareth.
10 – And this I did in Jerusalem: and numbers of the saints I put in prison, having had authority given to me from the chief priests, and when they were put to death, I gave my decision against them.
11 – And I gave them punishment frequently, in all the Synagogues, forcing them to say things against God; and burning with passion against them, I went after them even into far-away towns.
12 – Then, when I was journeying to Damascus with the authority and orders of the chief priests,
13 – In the middle of the day, on the road I saw a light from heaven, brighter than the sun, shining round me and those who were journeying with me.
14 – And when we had all gone down on the earth, a voice came to me, saying in the Hebrew language, Saul, Saul, why are you attacking me so cruelly? It is hard for you to go against the impulse which is driving you.
15 – And I said, Who are you, Lord? And the Lord said, I am Jesus, whom you are attacking.
16 – But get up on your feet: for I have come to you for this purpose, to make you a servant and a witness of the things in which you have seen me, and of those in which you will see me;
17 – And I will keep you safe from the people, and from the Gentiles, to whom I send you,
18 – To make their eyes open, turning them from the dark to the light, and from the power of Satan to God, so that they may have forgiveness of sins and a heritage among those who are made holy by faith in me.
19 – So, then, King Agrippa, I did not go against the vision from heaven;
20 – But I went about, first to those in Damascus and Jerusalem, and through all the country of Judaea, and then to the Gentiles, preaching a change of heart, so that they, being turned to God, might give, in their works, the fruits of a changed heart.
21 – For this reason, the Jews took me in the Temple, and made an attempt to put me to death.
22 – And so, by God´s help, I am here today, witnessing to small and great, saying nothing but what the prophets and Moses said would come about;
23 – That the Christ would go through pain, and being the first to come back from the dead, would give light to the people and to the Gentiles.
24 – And when he made his answer in these words, Festus said in a loud voice, Paul, you are off your head; your great learning has made you unbalanced.
25 – Then Paul said, I am not off my head, most noble Festus, but my words are true and wise.
26 – For the king has knowledge of these things, to whom I am talking freely; being certain that all this is common knowledge to him; for it has not been done in secret.
27 – King Agrippa, have you faith in the prophets? I am certain that you have.
28 – And Agrippa said to Paul, A little more and you will be making me a Christian.
29 – And Paul said, It is my prayer to God that, in little or great measure, not only you, but all those hearing me today might be even as I am, but for these chains.
30 – And the king and the ruler and Bernice and those who were seated with them got up;
31 – And when they had gone away they said to one another, This man has done nothing which might give cause for death or prison.
32 – And Agrippa said to Festus, This man might have been made free, if he had not put his cause before Caesar.

Na graça de nosso Senhor Jesus,

Daniel Gavin
Diretor Geral – Ellen White Books
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