Saldo Extra – Previdência e Seguros: melhor prevenir do que remediar

 

Saldo Extra


Previdência e Seguros: melhor prevenir do que remediar

Posted: 20 Oct 2011 05:55 PM PDT

Com certeza você já ouviu o ditado popular que diz: “Melhor prevenir do que remediar”. E para isso existem dois assuntos que precisamos estar atentos para que não sejamos pegos de surpresa quando algo de ruim acontecer.

SEGUROS: O seguro é um produto que oferece uma espécie de garantia sobre o valor do bem segurado. Desse modo, o seguro transfere o risco e o prejuízo a uma seguradora. O bem segurado fica protegido contra sinistros – qualquer prejuízo causado a esse bem – como, por exemplo, roubo, furto, colisões e outros prejuízos definidos em contratos.

Os seguros podem ser feitos para proteger diversos bens, em geral, os mais utilizados em âmbito familiar são os seguros de veículos, saúde, incêndio, de vida, invalidez, educação e viagem. Eles são muito importantes na administração da vida familiar.

O contrato de seguro é um acordo que você faz com sua seguradora, onde cláusulas são estabelecias e os direitos e deveres tanto da seguradora como do cliente serão regidos por acordo. Os seguros são excelentes instrumentos para se precaver dos imprevistos do dia a dia e, sempre que possível, devem ser feitos.

VEJA O VÍDEO NO LINK ABAIXO:

http://novotempo.com/saldoextra/2011/10/20/previdencia-e-seguros-melhor-prevenir-do-que-remediar/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+SaldoExtra+%28Saldo+Extra%29

Desse modo, o segurado transfere o risco e o prejuízo a uma seguradora. O bem do segurado, sua saúde, carro, casa, e assim por diante ficam protegidos contra sinistro, que é qualquer prejuízo causando a esse bem. Citando como exemplo um automóvel, o seguro cobrirá os prejuízos com roubo, furto ou batidas.

No caso dos seguros de saúde, estes permitem que você seja atendido em alguns hospitais em determinado casos. Existe enorme variação de preço em relação a isso. Há seguros que dão direito a atendimento nos melhores hospitais, internação em quarto particular, e uma grande lista de serviços; outros oferecem uma lista menor de hospitais e apresentam certas restrições de atendimento. A diferença, nesse caso, depende de um fator que você já deve imaginar: o preço!

Existem ainda seguros de educação, de viagem, contra incêndio em casa, seguros para celulares, etc. Para adquirir um seguro, é preciso entrar em contato com uma seguradora, que pode ser independente ou vinculada a um banco. Os seguros são renovados anualmente e o pagamento pode ser feito de diversas formas: à vista ou parcelado em até 12 meses. Portanto, veja qual seguradora lhe oferece melhores planos e condições de pagamento e maior cobertura contra sinistros. Mas lembre-se mesmo que você nunca use o seguro, nunca tenham qualquer sinistro, é sempre ter em mente o famoso ditado popular: É melhor prevenir do que remediar.

Existe uma outra forma de proteger o nosso futuro ou imprevistos, além das diversas modalidades de seguros que já mencionamos. Previdência Privada.

No Brasil a previdência está baseada em três pilares: Previdência Social, que concede benefícios básicos aos trabalhadores filiados ao regime geral; Previdência Complementar Fechada, que concede benefícios complementares aos empregados participantes dos fundos de pensão mantidos pelas empresas, e Previdência Complementar Aberta, desenvolvida pelas seguradoras. O crescimento de sistemas de previdência contribui grandemente para o aumento da chamada poupança interna de longo prazo do país.

O objetivo da previdência é garantir o amparo no futuro por meio da concessão de auxílios e aposentadorias. Como isto infelizmente não pode ser dado integralmente pela previdência oficial, você deve realizar uma previdência complementar que no Brasil é regulamentada pela SPC – Secretaria de Previdência Complementar, que busca tornar o sistema sólido, se empenhando em três grandes pontos.

  1. Zelar pelo equilíbrio atuarial do plano das entidades fechadas.
  2. Aumentar a eficiência e a transparência do sistema de previdência.
  3. Atrair novos participantes e patrocinadores de planos de benefícios

Qual a razão de a Previdência Oficial oferecida pelo Governo não conseguir beneficiar todos os aposentados? O motivo não é difícil de ser compreendido. A Previdência Social encontra-se em déficit, ou seja, está com um saldo negativo há alguns anos. Como conseqüência hoje os benefícios concedidos são maiores que a arrecadação. Um dos principais motivos foram algumas modificações na sociedade para que esse quadro da previdência se invertesse em apenas uma década.

O total arrecadado pela Previdência Social é a porcentagem salarial debitada de cada um dos trabalhadores ativos registrados no Brasil acrescido da cota patronal, contribuição as empresas. E os beneficiários? Esses são todos os cidadãos que cumpriram determinado número de anos trabalhando e se aposentaram. Bom, mas então por que essa diferença vem diminuindo ao longo do tempo e o Governo não consegue mais pagar o benefício integral aos beneficiários? Como disse, a sociedade vem se modificando já há alguns anos. O volume de trabalhadores informais aumentou e, conseqüentemente, o número de contribuintes diminuiu. Outro problema foi o envelhecimento da população, pois a expectativa de vida do brasileiro aumentou e tende a crescer. Isso caracteriza o seguinte quadro deficitário: número alto de beneficiários, pessoas que trabalharam no mercado informal que se aposentaram e têm direito à previdência social e a diminuição dos trabalhadores que contribuem na arrecadação. Nesse contexto a Previdência Privada acabou tornando-se alternativa de manutenção do padrão de vida, visto que hoje o teto de aposentadoria pela Previdência Social é de dez salários mínimos. Com a Previdência Privada a pessoa irá contribuir por determinado tempo e gozar de seu benefício ao se aposentar, mantendo assim um bom padrão de vida.

Encontramos hoje uma gama de produtos no mercado, cada um com sua característica, sendo necessária uma avaliação de todas as possibilidades. A intenção aqui é que novamente esse produto tenha relação com seu perfil, seu estilo de vida e também com seus objetivos de curto a longo prazo. Sim, podemos falar de planos de previdência a curto prazo, isso porque você pode, por exemplo, fazer um plano de previdência que poderá ser utilizado num tempo mais curto, como a faculdade de seus filhos, ou outros investimentos não direcionados à aposentadoria.

Para quem já procurou produtos relacionados à previdência privada, já deve estar familiarizado com as siglas PGBL – Plano Gerador de Benefício Livre e VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre. Esses são planos previdenciários que permitem a acumulação de recursos por um prazo determinado para garantir seus benefícios na hora de aposentar. Quando você contrata o plano, define as regras do jogo. Você pode escolher como, quando e quanto você quer ganhar quando se aposentar, vai depender de quanto e como começou a investir, além de certo período de estabilidade para começar a resgatar.

A maior diferença entre Plano Gerador de Benefício e Vida Gerador de Beneficio está no quesito tributação. No primeiro a tributação é apenas no resgate, variando até 12% da renda bruta tributável. Um abatimento de até 12% do rendimento anual do contribuinte. No segundo caso, Plano Vida, há uma tributação apenas sobre o aumento de capital. É indicado para quem faz declaração simplificada do Imposto de Renda.

FONTE: http://novotempo.com/saldoextra/2011/10/20/previdencia-e-seguros-melhor-prevenir-do-que-remediar/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+SaldoExtra+%28Saldo+Extra%29

Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s