Comentário da Lição 01 – Paulo: apóstolo dos gentios – Pr Neumoel Stina

Comentário da Lição 01 – Paulo: apóstolo dos gentios – Pr Neumoel Stina

 Evangelho Sem Fronteiras

Bom dia a todos. Durante o próximo trimestre vamos tratar sobre “O Evangelho em Gálatas”. A carta de Paulo aos Gálatas provoca reavivamento espiritual e reforma. Martinho Lutero se apaixonou por Gálatas que chegou a dizer “A Epístola aos Gálatas é a minha epístola. Com ela estou casado”.
Na carta aos Gálatas podemos fundamentar com clareza e transparência as grandes verdades da Justificação pela Fé.
A cada semana estudaremos um tema e por isso a partir de hoje e até sexta-feira vamos tratar sobre o tema “Paulo: o Apóstolo dos gentios”.
E o tema de hoje é: “Evangelho Sem Fronteiras”. A mensagem de salvação deve alcançar todos os corações. A graça é oferecida a todas as pessoas. Mas, não foi fácil para a igreja iniciante ter essa compreensão.
O povo judeu, sempre entendeu que a salvação era para o seu próprio povo. Jesus era judeu. Mas Jesus não morreu apenas para os judeus. Ele deu a Sua vida pela humanidade toda. Para que essa verdade se propagasse, Deus trabalhou o coração de Saulo, tornando-o Paulo, o grande pregador dos gentios.
A princípio, todos se alarmaram quando perceberam que o perseguidor havia se convertido ao evangelho.
PALAVRA DO SENHOR: “Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: ‘Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios’”. Atos 11:18.
Saulo, era um judeu devoto e também esperava a libertação política de Israel. Saulo aparece pela primeira vez nas Escrituras como perseguidor.
Deus, porém, tinha planos bem diferentes para Saulo. Esse judeu, não apenas pregaria Jesus como Messias; ele faria isso entre os gentios.
PALAVRA DO SENHOR: “Só Eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça, e um futuro cheio de esperança”. Jeremias 29:11.
Tenham todos um ótimo dia e um feliz sábado para o povo de Deus.


Perseguidor dos cristãos

Bom dia a todos. O tema de hoje é: “Perseguidor dos cristãos”.
Saulo era um fariseu militante. Sua primeira aparição no livro de Atos dos Apóstolos, foi exatamente no episódio do apedrejamento de Estevão (Atos 7:58), e em seguida, em conexão com a ampla perseguição que se seguiu em Jerusalém (Atos 8:1-5).
Saulo, em sua sinceridade cria que as profecias a respeito do Messias não haviam ainda se cumprido, e ao ver as pregações dos discípulos e diáconos a respeito de Cristo, o Jesus que havia ressuscitado, ele se enchia de ira.
Algumas vezes nós também agimos como Saulo. Defendemos com unhas e dentes, mas defendemos a coisa errada, ou do jeito errado.
A sinceridade é importante, mas se estivermos errados, de nada adianta ser sincero.
Provavelmente o martírio de Estevão tenha exercido uma influência grande sobre Saulo de Tarso. Estevão foi um dos sete primeiros diáconos, homem cheio de fé e do Espírito Santo.
PALAVRA DO SENHOR: “E Estevão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. E não podiam resistir à sua sabedoria, e ao Espírito com que falava”. Atos 6:8 e 10.
Saulo não apenas consentiu no apedrejamento de Estevão, como também, cuidou das capas daqueles que o apedrejavam.
PALAVRA DO SENHOR: “E expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo”. Atos 7:58.
Este é um ótimo momento para pensarmos sobre o que estamos fazendo com o Evangelho de Cristo.
Também para pensar: de que lado estamos na batalha do grande conflito. Saulo tinha certeza de que estava do lado certo, mas não estava. Pense nisso e tenha um ótimo dia.

A Conversão de Saulo

Bom dia a todos. O assunto de hoje é: “A Conversão de Saulo”.
Deve ter sido impressionante o encontro de Saulo com Jesus na estrada de Damasco.
Para quem pensava estar fazendo a vontade de Deus, descobrir que está lutando contra o próprio Deus, foi algo no mínimo chocante.
PALAVRA SO SENHOR: “E ele disse, quem és, Senhor? Eu Sou Jesus, a quem tu persegues. Dura coisa é para ti recalcitrar contra os aguilhões”. Atos 9:5.
Saulo era um perseguidor implacável, selvagem feroz e intimidador.
A conversão de Saulo parecia impossível. Ele merecia punição, mas em lugar disse Deus lhe concedeu graça.
Saulo era um judeu fervoroso. Sua conversão não se deu no vácuo e nem mesmo por meio da força.
Embora estivesse completamente equivocado a respeito de Deus, Saulo era um homem religioso.
Assim como Saulo, há muitos religiosos fervorosos que estão equivocados a respeito de Deus e de Sua vontade.
Um dia, Deus chamará esses fervorosos para se juntarem ao Seu povo. Esta é a mensagem de Apocalipse 18.
No encontro miraculoso com jesus, na estrada de Damasco, Saulo resolveu parar de lutar contra e entregou seu coração ao Salvador.
Tenham todos um ótimo dia.

Saulo em Damasco

Bom dia a todos. O tema de hoje é: “Saulo em Damasco”.
O encontro com Jesus, na estrada de Damasco, deixou Saulo cego.
O mesmo Jesus que o encontrou, deu as informações do que ele deveria fazer. Mas o Senhor, não apenas orientou Saulo, como também deu instruções para aqueles que deveriam atender a Saulo.
PALAVRA DO SENHOR: “Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel”. Atos 9:15.
Certamente não foi fácil para Ananias aceitar aquela palavra de Deus. Saulo era conhecido como o maior e mais violento dos perseguidores de cristãos. Agora se tornara um irmão, um crente em Jesus e no Evangelho.
Há algo que deve ser pensado e que vai além das descrições que nós conhecemos. O mesmo Deus que chamou a Saulo, se preocupou em preparar aqueles que deveriam cuidar dele e orar por ele para que recuperasse a visão.
O mesmo aconteceu no caso de Pedro e Cornélio. Um anjo foi enviado a Cornélio, e para que Pedro deixasse seu preconceito de lado, Deus lhe deu uma visão, onde ele percebeu que a nenhum homem deveria chamar comum ou imundo.
A Igreja é de Deus e Ele vela por ela. Deus cuida de sua Igreja pois é a menina dos Seus olhos (Zacarias 2:8).
Saulo saiu de Jerusalém com ordens para pender os cristãos, mas, Deus tinha para ele uma missão.
Se permitirmos, Deus revelará Seus grandes planos para nossa vida.
Tenham todos um ótimo dia.

O Evangelho vai aos gentios

Bom dia a todos. O tema de hoje é: “O Evangelho vai aos gentios”.
Com a dispersão dos judeus de Jerusalém para várias partes do mundo, o evangelho acompanhou tais judeus. A dispersão se deu logo após o apedrejamento de Estevão, o primeiro mártir cristão.
A princípio, a pregação era só para os judeus, mas alguns que eram de Chipre e de Antioquia falavam também aos gregos.
PALAVRA DO SENHOR: “A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor”. Atos 11:21.
A Bíblia também registra que na cidade de Antioquia, os discípulos, foram pela primeira vez, chamados cristãos (Atos 11:26).
Antioquia era a terceira cidade mais importante naqueles dias. Sua influência perdia apenas para Roma e Alexandria.
Antioquia se tornou um centro de missões evangelísticas.
O Espírito do Senhor é o responsável por administrar a Igreja de Deus. Por isso Jesus disse que o Consolador viria e guiaria em toda a verdade (João 16:13).
Hoje o evangelho está sendo pregado no mundo todo, ou quase que o mundo todo. Nós também fomos alcançados. Louvado seja Deus!
Tenham todos um ótimo dia.

Conflitos dentro da Igreja

Bom dia a todos. O tema de hoje é: “Conflitos dentro da igreja”.
Todos nós sabemos que tudo que é humano é imperfeito. Assim sendo, não demorou muito tempo para que os problemas aparecessem na primitiva comunidade de fé.
A entrada de gentios cristãos na igreja primitiva não foi bem recebida. Os cristãos judeus queriam que os cristãos gentios fossem circuncidados. Esta era a base principal da controvérsia.
Houve necessidade de se reunir um Concílio para discutir este e alguns outros temas.
PALAVRA DO SENHOR: “Então alguns que tinham descido da Judeia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos. Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão”. Atos 15:1-2
No Concílio de Jerusalém, ficou decidido que nada impusessem aos cristãos gentios. E a decisão foi transmitida ao povo.
“Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias. Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes”. Atos 15:28-29.
A melhor coisa que podemos fazer quando há divergência, é conversar sob a regência do Espírito Santo.
Tenham todos um ótimo dia.

Mudando de Exército

Bom dia a todos. O assunto de hoje é: “Mudando de exército”.
Antes de sua conversão Saulo era um destemido perseguidor dos cristãos.
Após se encontrar com Jesus e ser transformado por Ele, o agora Paulo, não apenas deixou de ser perseguidor como também se tornou um grande pregador do Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Par aos judeus foi uma derrota dupla. Além de perderem o seu maior expoente na perseguição, o lado do cristianismo ganhou um exímio pregador da Palavra de Deus.
Paulo se encaixou como uma luva na Igreja Primitiva, pois possuía uma inquebrantável coragem, era pregador eloquente, crítico severo e decido em propósito.
Veja uma das mais lindas declarações de Paulo: “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”. Filipenses 1:21.
Deus ainda hoje está procurando novos soldados que tenham coragem de se alistar no exército do Senhor.
Seja você um pregador do evangelho como Paulo o foi.
Tenham todos um ótimo dia.

FONTE: http://www.stina.com.br/

Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s