As Revelações do APOCALIPSE

As Revelações
do
Página Principal
Estudos Bíblicos sobre o Livro do Apocalipse


 Bem Vindo!
Bem Vindo! Aqui está uma série de estudos bíblicos que tem como objetivo aumentar seu desejo de conhecer e compreender melhor a Bíblia, especialmente seu último livro (o Apocalipse), já que muitos têm difuculdades de compreender sua fluente linguagem profética, vividas descrições e misteriosos símbolos. O impressionante é que a mesma Bíblia tem a chave para interpretar as fascinantes revelações apocalípticas. Nesta série de estudos bíblicos, você conhecerá e identificará, com vibrante entusiasmo, o significado de seus segredos.

Uma Oportunidade!
Se o leitor não conhece nada do conteúdo do maravilhoso Livro divino, terá agora a oportunidade de fazer uma vista geral do que de mais importante aparece em suas páginas sagradas. Se, como é provável, diante da disseminação que ultimamente vem tendo a Bíblia, já estiver familiarizado com os seus ensinamentos, terá sem dúvida a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos em relação aos assuntos abordados.

 

Surpresa!
Outra agradável surpresa é a descoberta de que o Apocalipse não é um tesouro ancorado no passado longínquo, nem um tabu indefinido na penumbra de um futuro inalcançável, fechado à percepção presente. O anjo de Deus ordenou que não fosse selado, e alegre-se! É um livro aberto especificamente para a nossa época. Mais ainda: contém uma promessa de bênção especial para aqueles que o estudam e respeitam sua revelação.

 

Importante!
Como o Apocalipse é um livro profético é importante que o leitor faça os estudos em série, começando no primeiro estudo e seguindo até o último estudo. Isto ajudará na compreensão dos assuntos abordados com mais clareza e profundidade.
Estudos … (com RealAudio) …
  #1. O Apocalipse, um Livro Aberto
A maioria das pessoas em nosso País, ama e respeita a Bíblia e cada dia aumenta o número daqueles que desejam compreendê-la melhor. Muitos, no entanto, têm dificuldades para entender seu último livro (o Apocalipse), com sua fluente linguagem profética, vividas descrições e misteriosos símbolos. Porém, a mesma Bíblia tem a chave para interpretar as fascinantes revelações apocalípticas. Nesta série de estudos bíblicos, você conhecerá e identificará, com vibrante entusiasmo, o significado de seus segredos.
  #2. O Personagem Central do Apocalipse
A palavra “Apocalipse” significa “revelar ou descobrir”. O livro começa dizendo que é “a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo” ( Apocalipse 1:1 ), e expõe um terrível conflito que alcança dimensões cósmicas, no qual existe um vilão implacável e um herói que impressiona. Muitos ignoram que este herói é nosso Senhor Jesus, identificado por 38 nomes e títulos descritivos diferentes. Nos primeiros três capítulos é mencionado 137 vezes e em todo o livro existem umas 250 referências a Sua sublime pessoa.
  #3. O Grande Traidor Desmascarado Pelo Apocalipse
Criado com o desejo de adorar a Deus, o ser humano é submetido a contínuas tentações destinadas a perverter essa tendência, para desviá-lo de Deus com substitutos pecaminosos pelos quais Satanás demanda adoração. Por isso não se surpreenda ao saber que muitos estão oferecendo homenagem a Satanás inocentemente: Este estudo ajudá-lo-a a compreender o que vai por detrás dos bastidores no grande conflito entre Cristo e o anticristo, decifrar suas artimanhas e orientar-se segundo a vontade de Deus.
  #4. As Boas Novas do Apocalipse
Evangelho significa Boas Novas, as quais se aplicam à proclamação de boas notícias salvadoras da parte de Deus. Pois bem, o Apocalipse nos revela toda a beleza do amor de Deus ao salvar o pecador Assim como os três capítulos da Bíblia ( Gênesis 1-3 ) nos relatam como entrou o pecado no mundo, os últimos três capítulos do Livro Sagrado ( Apocalipse 20-22 ) nos anunciam como o pecado será desarraigado deste planeta em rebelião. Todo o resto da Santa Escritura nos revela a maneira de Deus lidar com esta tragédia horrível.
  #5. As Sete Igrejas: Sete Cartas de Jesus e suas Mensagens Esquecidas
A maioria dos livros do Novo Testamento são cartas que foram escritas pelos santos apóstolos a várias congregações, e que o cristianismo aceita como Palavra autorizada de Deus para nossa época. Mas existe algo que faz do Apocalipse um livro sagrado realmente singular. E a revelação de Jesus Cristo, expressa em cartas enviadas a sete igrejas situadas na Asia com instrução para elas e com mensagens proféticas aplicadas a sete períodos específicos da história da igreja.
  #6. O Apocalipse Diz Que Jesus Voltará
Assim como nosso Senhor Jesus Cristo é o personagem central do Apocalipse, a segunda vinda de Cristo em glória e majestade é o acontecimento mais importante deste livro protético. Cada cena do estremecedor drama profético do Apocalipse aponta para o retorno de Jesus. É a culmminação do grande conflito entre o bem e o mal, e o momento em que Satanás será acorrentado e finalmente destruído.
  #7. A Prisão de Satanás no Abismo
Apocalipse 20 diz que um poderoso anjo ataria Satanás por mil anos. Nem tudo o que cremos sobre o milênio se harmoniza com a Bíblia. Mas hoje vocé terá a satisfação de descobrir a explicação bíblica sobre o tema. Ser-nos-á de grande auxflio analisar algo sobre a ressurreição.
  #8. As Promessas do Apocalipse
Em meio ao drama angustiante do conflito entre o bem e o mal, Deus revela o bálsamo de Sua misericórdia através das dezenas de promessas espalhadas no Apocalipse. São promessas que expressam o amor, a providência, a compreensão e o poder restaurador do Todo-poderoso. Incluindo algumas negativas, revelam as facetas mais ternas da graça divina. Muitas das promessas estão relacionadas com a segunda vinda de Cristo, outras com fidelidade, e muitas com salvação e vida eterna.
  #9. Os Sete Selos do Apocalipse
Que representam os 7 selos do Apocalipse? Evidentemente profetizam as características básicas dos 7 períodos que a igreja viveria desde sua fundação até a segunda vinda de Jesus, descrita na última parte do sexto selo.
  #10. O Selo de Deus no Apocalipse
O sexto selo do Apocalipse nos ajuda a descobrir quando começaria o tempo do fim e conclui com a descrição da segunda vinda de Jesus. O sétimo selo descreve o silêncio que se produzirá no Céu quando Jesus e Seus anjos vierem buscar-nos. No capítulo 7 , como uma espécie de parêntesis entre o sexto e o sétimo selo, Jesus nos diz que antes de vir, seria colocado o selo de Deus nas frontes dos que serão salvos. Esse capítulo também aumenta nossa compreensão dos acontecimentos prévios ao retorno do Senhor.
  #11. Por Que se Observa o Domingo
Centenas de versículos nas Sagradas Escrituras ordenam a santificação do sábado. Muitos cristãos que respeitam o domingo já quiseram ter a satisfação de ler em sua Bíblia alguma declaração que dissesse “santificarás o domingo”, porém não a encontraram. Ocorre-lhes então a pergunta: Será que este versículo não existe? O domingo constitui uma ordenança bíblica ou é somente uma tradição?
  #12. O Apocalipse Revela o Segredo da Morte
Ao cortar os inúmeros laços emotivos (conscientes e inconscientes) de nossos relacionamentos, a morte produz um vazio e uma sensação de carência difíceis de serem igualados. A morte é a última e maior frustração humana que nos leva a buscar respostas satisfatórias a perguntas tão concretas como estas: que acontece quando alguém morre? Há vida depois da morte? Poderemos reencontrar nossos queridos que morreram?
  #13. O Apocalipse Fala de Um Santuário no Céu
Deus ordenou a construção do Santuário no deserto para que os crentes do Antigo Testamento tivessem uma lição objetiva das verdades espirituais e eternas. Os sacrifícios feitos e presenciados pelo povo eram dramáticos audiovisuais destinados a mostrar pateticamente a gravidade do pecado, assim como o preço do resgate que seria pago por nosso Senhor, a imensidade de Sua graça e os diversos aspectos do juízo divino e a erradicação final do pecado deste mundo e do Universo.
  #14. Chegou a Hora do Seu Juízo
Em Apocalipse 14 estão as mensagens dos três anjos. O primeiro anuncia a hora do juízo. Deixaremos para outro momento, a segunda e terceira mensagens. Estes anjos evidentemente são simbólicos, pois lhes foi confiada a tarefa de pregar o Evangelho eterno às multidões. Essa tarefa não foi confiada por Deus a anjos literais, mas aos seres humanos. Portanto, deve ser entendida como símbolo de um grupo de crentes anunciadores dessas mensagens.
  #15. A Profecia que Revela a Hora do Juízo
Os livros de Daniel e Apocalipse se complementam maravilhosamente. O primeiro deles tem uma impressionante profecia que diz quando ocorreria a purificação do santuário (juízo investigativo) e a restauração da verdade que havia sido lançada por terra pelo anticristo.
  #16. O Apocalipse, Visões e os Profetas Modernos
No Apocalipse é-nos revelado que a Igreja de Deus teria o testemunho de Jesus, que é o espírito de profecia ( Apocalipse 19:10 ). Também há referências a falsos profetas que fariam grandes sinais ( Apocalipse 16:13, 14 ). Indiscutivelmente, torna-se evidente a necessidade de distinguir entre verdadeiros e falso profetas. Este é o dilema de nosso estudo de hoje, o qual está repleto de importantíssimas revelações.
  #17. Uma Mulher Vestida de Sol
As Sagradas Escrituras representam, através de diversos símbolos, o remanescente fiel de Cristo. Um deles é a Sua esposa ( Efésios 5:22, 23 ). Em Apocalipse 12, uma mulher virtuosa é símbolo da igreja pura, tal como é descrito em Efésios 5:25-27 . Mas quando a Santa Bíblia fala da Igreja como instituição, o faz no singular. Porque assim como há um só Senhor, há uma só doutrina verdadeira ( Efésios 4:5 ).
  #18. A Besta do Apocalipse 13 e o 666
No estudo anterior identificamos o remanescente fiel de Deus sob o símbolo da mulher vestida de Sol. Mas vimos em estudos anteriores que há uma luta entre Cristo e Satanás, e que este último tem seus instrumentos pelos quais atua ( Apocalipse 16:13, 14 ). Tomando em conta que São Paulo diz que os instrumentos do anticristo “se disfarçam como apóstolos de Cristo” e “como ministros de justiça” ( II Coríntios 11:13-15 ), devemos esperar uma surpresa quase incrível ao descobrir quem é o anticristo.
  #19. A Marca da Besta e a União das Igrejas
O livro do Apocalipse trata do tema da marca da besta com uma seriedade impressionante e, quando fala daqueles que a recebem, usa a linguagem mais forte e ameaçadora que poderíamos imaginar. Se você quer tirar as dúvidas, leia as três mensagens angélicas ( Apocalipse 14:6-12 ), especialmente a terceira. Segundo a revelação, os que receberem a marca da besta se perderão. O mais terrível é que a maioria das pessoas a receberá, a menos que saiba do que se trata e decida colocar-se ao lado de Deus, custe o que Custar.
  #20. Quando o Deus de Amor Castiga
Finalmente, esgotados os recursos que conduzem ao arrependimento, em um ato de misericórdia, e por amor de Sua justiça, Deus terá de fazer Sua “obra estranha” ( Isaías 28:21 ), destruindo aos que escolheram viver à margem dos princípios que imperarão no reino eterno (porque Deus é tão justo e misericordioso que respeita o livre-arbítrio e terá que permitir que os rebeldes colham as consequências da decisão que fizeram).
  #21. O Mistério de Babilônia, A Grande Meretriz
Uma das tremendas revelações que Deus nos faz neste livro é a respeito do que Ele chama o mistério de Babilônia, a grande meretriz, e de como o conteúdo dessa mensagem pode afetar nossa salvação. Vamos analisá-lo neste estudo.
  #22. Quem Habitará na Santa Cidade
Em Hebreus 11:16 Deus diz que preparou uma cidade para os Seus fiéis e Apocalipse 3:12 nos revela o seu nome: Nova Jerusalém. Tentar imaginar o que será habitar na Nova Jerusalém é um verdadefro desafio à imaginação. Mas essa cidade é real.
  #23. As Duas Testemunhas de Luto e a Mensagem dos Três Anjos
Desde que Satanás se rebelou contra Deus, iniciando o grande conflito cósmico, todas as vontades começaram a polarizar-se em torno de uma das duas forças: a força do bem, centralizada no Deus de amor, ou a força do mal, encabeçada por Satanás e seus anjos rebeldes. A revelação divina nos mostra que não há terreno neutro; ou estamos com Deus e Sua verdade ou nos alistamos do lado do maligno com os erros que tem semeado.
  #24. O Soar da Sétima Trombeta
Jesus nos dá, em Sua revelação do Apocalipse, uma visão profética tridimensional do que finalmente chegaria a ser a história desde os dias apostólicos até o tempo do fim: 1) as sete igrejas, 2) os sete Selos, e 3) as sete trombetas. A profecia das sete igrejas nos revela a história religiosa da era cristã, salientando suas faltas e prometendo o galardão aos vencedores. Nessa profecia Deus destaca Seu interesse e amor por Seu povo. Os sete selos profetizam a história social da era cristã, expondo especialmente o triste processo da apostasia. Também se apresenta a Deus controlando a História e dando fim à dor e ao sofrimento. As sete trombetas pintam a história militar que ocorreria na era cristã em relação com a igreja.

FONTE: http://www.cvvnet.org/cgi-bin/apocalipse

 

Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s